(inserir mapa)

 

 

Acampamento Colosso - O acampamento Colosso fica dentro da Fazenda Esteio e é usado pelas pessoas que desenvolvem pesquisas nas reservas florestais e fragmentadas do Colosso (1 e 10 ha), nas reservas contínuas do Florestal (1, 10 e 100 ha) e ainda pode auxiliar na logística de quem quer acessar as reservas da Cidade Powell (duas reservas de 10 ha, uma contínua e outra fragmentada, mas que nunca foi re-isolada) ou mesmo a reserva contínua do Cabo Frio (que conta com acampamento próprio). O acampamento também abriga pessoas que trabalham nas capoeiras no entorno, tanto as localizadas no caminho que leva ao Florestal, como ao caminho que leva ao Cabo Frio-Cidade Powell. Porém, a via de acesso ao acampamento é pela fazenda Esteio, km 23 da vicinal ZF - 03, que inicia no km 63 da BR-174. Após passar pela porteira principal da fazenda Esteio, a estrada segue por antigas pastagens e áreas de capoeira. Em uma bifurcação da estrada cerca de 2 km da porteira principal, o acesso para o acampamento continua pela estrada à direita. Dirige-se por mais cerca de 1 km para acessar o acampamento com a facilidade de o veículo ter acesso fácil e direto. O acampamento conta com cozinha, dois dormitórios, local para triagem e armazenamento de equipamento (laboratório) banheiros e conta com água encanada (água coletada em uma nascente próxima) e gerador elétrico.  O terreno é plano e fica na borda de um declive que caracteriza a rede de drenagem local, nessa área ou nos fundos do acampamento há uma floresta ciliar e à frente um misto de capoeira antiga e pastagem abandonada. A trilha que dá acesso às reservas do Colosso sai pela floresta ciliar, atravessa o igarapé, chega a uma capoeira onde logo se avista a borda da reserva de 10 ha.  Uma caminhada de 15 a 20 minutos. A trilha ou antiga estrada que leva para as reservas do Florestal é uma continuação da estrada que dá acesso ao acampamento e após meia-hora de caminhada, chega-se na borda da floresta contínua onde se localizam as reservas. A reserva de 1 ha a uns 200-300 m da borda e um dos cantos da reserva de 100 ha um pouco mais além. A caminhada para atingir o canto oposto da reserva de 100 ha do Florestal pode ser superior à uma hora. Enquanto que a reserva contínua de 10 ha do Florestal não é acessada há muito tempo. Por último, para ir para as reservas do Cabo Frio-Cidade Powell há dois caminhos, ou regressa para a estrada de acesso ou pode ser usado um atalho, inicialmente pela mesma trilha usada para as reservas do Colosso descrita acima, e logo em seguida se atinge a estrada de acesso para o Cabo Frio.  

 

Colosso - Reserva de 1 ha

1104 - Estabelecida em dezembro de 1979 e isolada entre maio e agosto de 1980. A área isolada foi cortada e levemente queimada. Em 1983 a vegetação secundária alcançava cerca de 4 m. Em agosto de 1987 a vegetação secundária, já bem mais estruturada foi cortada novamente ao redor da reserva. Em 1989 uma faixa de 100 m foi limpa. Corte e queima novamente ocorreu em 1992 e depois novamente a floresta secundária ao redor do fragmento foi cortada em abril de 1995 e queimada no início da estação seca. O mesmo procedimento ocorreu novamente em 2001. O último reisolamento ocorreu na estação seca de 2013, que por ter sido bastante úmida não permitiu a queimada pós corte.

Características: fica em uma área mais elevada em comparação com a reserva de 10 ha adjacente e está em um terreno completamente plano.

 

Colosso - Reserva de 10 ha

1202 - Estabelecida em setembro de 1979 e isolada em julho-agosto de 1980 com uma queimada eficiente. Capoeira alta com aproximadamente 4m. Uma tentativa foi feita em novembro de 1982 para queimar a vegetação secundária, mas a capoeira estava muito alta e foi perdido o controle do fogo que atingiu a reserva e queimou cerca de 1 ha do canto sudeste. Na área cortada em 1983 foi plantada grama. A capoeira entre o acampamento do Colosso e a reserva, com exceção para uma faixa localizada ao longo do igarapé foi cortada em agosto de 1985 e foi queimada quatro dias depois. A capoeira ao redor da reserva foi novamente cortada em 1987. Não existem informações se ela foi queimada nesta época. Em 1989 uma faixa de 100 m de capoeira foi novamente cortada e queimada nos lados norte, oeste e sul da reserva. Novo corte e queima da área em 1992, em março e abril de 1995. Depois novamente corte e queima em 2001 e finalmente, na estação seca de 2013, onde apenas a capoeira 100 m ao redor do fragmento foi cortada.

Características: A reserva foi a primeira a ser criada e não é cortada por igarapés. O platô ao oeste inclina acentuadamente em direção ao leste subindo novamente e formando uma crista de morro na borda norte da reserva, criando uma heterogeneidade topográfica na reserva. Existem várias árvores emergentes na reserva.

 

Cidade Powell - Reserva de 1 ha

1112 - Estabelecida em abril de 1982 e isolada em agosto de 1983. Extensa área de floresta derrubada, mas nunca queimada. Já em 1985 a área derrubada se tornou uma vegetação secundária alta. Nunca mais a área passou por reisolamento. Hoje, a reserva é cercada por uma floresta secundária bem estruturada.

Características : algum relevo. Talvez tenha sido perturbado anteriormente.

 

Cidade Powell - Reserva de 10 ha

1207 - Estabelecida em fevereiro de 1982 e isolada em agosto de 1983. Apenas uma pequena faixa de 100-150 m foi limpa ao redor das faces norte, leste e oeste da reserva, separando a reserva da floresta contínua adjacente, mas a derrubada nunca foi queimada. A face sul foi exposta quando foi aberta a área usada para pastagem, também em 1983. Esta faixa e o pasto foram rapidamente ocupados por uma capoeira alta resultando em uma reserva não isolada. Nunca houve outra iniciativa que mantivesse a reserva isolada.

Características: relevo suave em sua maioria com exceção de um vale profundo que atravessa a reserva a sudeste. Neste vale, um pequeno igarapé é formado fora da reserva. Um acampamento provisório fica geralmente perto do canto sudeste da reserva.

 

1208 - Estabelecida em fevereiro de 1982 e nunca isolada. Fazendo parte assim, das  reservas localizadas no contínuo florestal.

Características: morro íngreme no canto sudoeste, inclinando de norte a leste. Morro menor no canto noroeste indo em direção ao leste.

 

Florestal – Reserva de 1 ha

1113 - Estabelecida em 7 de julho de 1982 e nunca foi isolada.

Características: crista de morro corre de leste a oeste ao norte da reserva. Inclinação acentuada ao sul.

 

Florestal – Reserva de 10 ha

1210 - Estabelecida em 1984 e nunca isolada.

Características: um platô com um leve declive que acompanha a trilha principal do oeste ao norte.

 

Florestal – Reserva de 100 ha

1301 - Estabelecida em janeiro de 1980 e não completamente isolada. O lado leste da reserva foi isolado em 1983 juntamente com a reserva de 10 ha da Cidade Powell. Nunca foi queimada por causa do início prematuro da estação chuvosa. Uma capoeira alta ao redor da reserva com um dossel predominantemente de Cecropia estabeleceu-se na área cortada. Hoje em dia, a reserva é considerada uma das reservas que pode ser usada como controle para áreas de floresta contínua.

Características: um igarapé de tamanho médio corta a reserva no canto sudoeste atravessando a porção meridional, saindo pelo canto sudeste, com igarapés menores vindos do lado norte se juntando a ele. Topografia variando com declives íngremes, áreas de igarapés e uma crista alta cortando a reserva de norte a sul. Na parte leste existe um extenso platô com baixa drenagem onde ocorrem inundações ocasionais e baixa riqueza de espécies de palmeiras de sub-bosque.